Rede Nordeste de Repositórios Digitais

A Rede Nordeste de Repositórios Digitais foi criada por iniciativa de profissionais que estavam envolvidos com a gestão dos repositórios nas instituições federais na Região Nordeste. Estes gestores participaram em 2015, do II Seminário de Preservação Digital, em Brasília/DF, onde surgiram as primeiras ideias de criar uma sub-rede regional de repositório. Ainda em 2015, aconteceu em Salvador/BA, a 6ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA), que atualmente é denominada de Conferência Lusófona de Ciência Aberta, evento este, que iniciou com às adesões à rede, as adesões por meio do encontro presencial.

A primeira coordenação da sub-rede nordeste foi consolidada por meio de uma parceria entre profissionais de duas instituições: a bibliotecária Susimery Vila Nova, gestora do Repositório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a professora Sonia Cruz Riascos, professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPE e a bibliotecária Clediane de Araújo Guedes Marques, gestora do Repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em seguida, a rede contou com a participação da bibliotecária Maria Helena Mendes Lessa, da Universidade Federal  de Alagoas, como suplente da coordenação.

No ano de origem da Rede Nordeste de Repositórios Digitais, 2015, foi criada a página da wiki como o propósito de compartilhamento de informações e produtos elaborados pela rede, esta pode ser acessada por meio do endereço: https://repositorio.ufrn.br/iki/doku.php?id=start . No ano de 2017, durante a 8ª ConfOA, realizada pela Fiocruz no Rio de Janeiro, a rede foi consolidada (Imagem 1) junto a presença do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), prosseguindo com encaminhamentos em prol de melhorias colaborativas para o avanço da Ciência Aberta, assim como a iniciativa dos trabalhos de implantação e desenvolvimento dos repositórios em instituições de ensino e pesquisa da região nordeste do Brasil.

Em 2018, a coordenação da Rede Nordeste iniciou a elaboração da minuta do Regimento, nesse mesmo ano, a minuta foi apresentada no V Encontro da Rede Nordeste, realizado na Universidade Federal de Pernambuco. Neste encontro, a minuta foi apresentada e discutida pelos integrantes presentes, que aprovaram o texto, que apresenta como missão “reunir Instituições de Ensino Superior (IES), Ensino Profissional e Tecnológico (EPT) e Instituições de Pesquisa da Região Nordeste do Brasil, para promover o desenvolvimento e o avanço de seus respectivos repositórios de forma colaborativa” (REGIMENTO, 2018)

Em 2020, diante da declaração da Pandemia do Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde, surgiu a necessidade de criar novas possibilidades para realizar os encontros da rede, neste período a coordenação criou o canal no Youtube, e passou a promover eventos através da plataforma. Neste formato, foi realizado o VII encontro da rede que está disponível no canal Rede Nordeste de Repositórios Digitais

Desde 2022, a rede vem sendo coordenada por Clediane de Araújo Guedes Marques, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Ana Cláudia Lopes de Almeida, da Universidade Federal da Paraíba, como vice-coordenadora. A rede também conta com uma equipe de bibliotecários colaboradores constituída por Vania Ferreira da Silva, da Universidade Federal  Rural de Pernambuco; Rogério Ferreira Marques, da Universidade Federal da Paraíba e Uillis de Assis, da Universidade Federal da Bahia.

Em 2023 a rede participou e realizou apresentações nos seguintes eventos de forma presencial: IV Encontro de Bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba e Reunião da Rede Brasileira de Repositórios Digitais, evento que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, no evento Pós- Conferência Lusófona de Ciência Aberta – ConfOA – Natal/RN. De forma online a Rede recebeu o convite e participou da Reunião do grupo de Pesquisa RNP – Rede de Dados Abertos. 

Dessa forma, a rede vem atuando colaborativamente por meio das reuniões, encontros e pelo grupo de whatsapp, visando sanar dúvidas, trocar experiências e práticas com fins de proporcionar melhorias aos repositórios da região nordeste.

Para integrar a Rede nordeste ou obter maiores informações, entre em contato pelo e-mail: rdnordeste@ibict.br

Instituições participantes

Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE)

Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP RN)

Universidade de Pernambuco (UPE)

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Fundação Universidade Estadual do Piauí (UEPI)

Universidade Estadual do Recôncavo Baiano (UERB)

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)