Entre os dias 1º e 2 de agosto de 2024, o Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV) recebeu a segunda edição do Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais, uma oportunidade para discutir e avançar o futuro dos repositórios digitais no Brasil. A FGV fez uma transmissão ao vivo pelo seu canal no YouTube que ficou disponível para acesso e download.
Com o tema “Ciência Aberta e Repositórios Digitais”, o evento contou com 1.186 participantes e uma programação de palestras e mesas de debate voltadas para a comunidade de repositórios digitais de publicações científicas e de dados de pesquisa, como também para profissionais de instituições de Ensino, Ciência e Pesquisa.
A Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) visa impulsionar a criação e manutenção de repositórios de publicações e repositórios de dados de pesquisa em todas as regiões do Brasil. Trata-se de uma iniciativa que conta com a participação de inúmeras instituições de ensino e pesquisa brasileiras.
A RBRD é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e é constituída por outras cinco sub redes, sendo elas: Rede Norte, Rede Sul, Rede Sudeste, Rede Nordeste e Rede Centro-Oeste.
O II Encontro foi fruto de uma parceria entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Fundação Getúlio Vargas e as Redes Regionais de Repositórios Digitais com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O relatório final com os dados completos está disponível no Repositório Arca:
https://arca.fiocruz.br/items/65371159-c629-490c-ba05-77dd486a73db